29.10.05

As misérias de Macau

Deixem-me falar de Macau, hoje que estou no Porto e encontrei, num alfarrabista chamado Chaminé da Mota, mais uma edição, belíssima, de um livro da Maria Ondina Braga. Deixem-me falar de Macau, que esse livro de Maria Ondina descreve num gotejar envolvente de fina literatura. Deixem-me falar aqui de Maria Ondina, pois é dela e de um seu livro o nome deste blog. Deixem-me falar desse Macau de uma professora de colégio a estafar-se pela noite dentro para compensar a vergonha insuficiente do ordenado. Deixem-me falar dos leprosos, dos clandestinos, dos esquálidos da estiva, os sonâmbulos do ópio, os viciados no jogo, os carregadores de rickshaw, bestas humanas, felizes quando pedalam. Deixem-me falar nessas misérias e só nesssas. Foi em cima de tudo isso, o indisfarçável isso, que o mais aconteceu.