23.2.06

A minoria insegura

Uma empresa seguradora anda a distribuir publicidade anunciando apólices de seguro de animais domésticos. A coisa parece-me atraente e até a mim, na minha condição de animal, me tentou a ideia, sobretudo naquela parte em que garantem, como elemento da cobertura do risco, a «publicação de anúncios em caso de desaparecimento», tal é a minha vontade de me raspar para fora do canil em que isto se transformou. Uma só faceta me deixa intrigado. É a parte do anúncio em que, num estilo convidativo, dizem: «venha conhecer as soluções à medida do seu amigo de 4 patas». Ora ante isto, o periquito da tia Vicência, a catatua da Lurdinhas, a centopeia do Zéquinha, e a jibóia da sogra do senhor Marques, quem é que os segura? Esta noite já tenho programa, estudar juridicamente esta história: isto só pode ser discriminação a favor dos de quatro patas. Compreensível, seguramente, mas inconstitucional, sem dúvida! Lá por a maioria ser quadrúpede, respeite-se o direito à diferença!